A Inter de Miami no mundial não é algo merecido. Entenda os motivos que não fazem sentido do clube ser o representante dos EUA na competição. Vaga dada por desejo do presidente da FIFA que achou um simplório motivo para colocar o time de Messi e Suárez e companhia no principal torneio de clubes dos últimos tempos. Ou seja, usou o critério do país cede para colocar o time do “momento” no mundial de clubes.
Por outro lado, o presidente também declarou que também queria CR7 na competição, porém, Cristiano aos 40 anos, optou por permanecer no Al-Nassr.
✅ Argumentos a favor da Inter de Miami no mundial
Mérito no formato usado: A FIFA reservou uma vaga para o país sede, ou seja os EUA e decidiu concedê-la ao vencedor do Supporters’ Shield em 2024 (melhor campanha da temporada regular da MLS), em vez do campeão dos playoffs (LA Galaxy). O clube venceu com folga, somando 74 pontos, recorde histórico da liga. No entanto, a equipe de Messi eliminada na próxima fase da competição, ou seja, nas oitavas de final, assim, mesmo que tenha superado as expectativas na fase de pontos corridos, não correspondeu na fase seguinte.
Se seguisse o melhor critério, concederia a vaga para o LA Galaxy, campeão da MLS na temporada passada. O presidente Gianni Infantino justificou que este era o critério mais justo, baseada na consistência em formato de liga. Além disso, afirmou que o desempenho de Miami “mereceu” a vaga.
Menos mal que a FIFA colocou o LA Galaxy para disputar vaga para o mundial. Em outras palavras, o Léon do México teve exclusão confirmada por ser do mesmo dono do Pachuca do México. Algo não permitido, clube que tinha ganhado a Champions Concacaf. Assim, aconteceu o duelo com o própria LA, pois, o clube foi vice do Léon, contra o América do MEX, que no momento possuía a melhor colocação no ranking da Concacaf.
Portanto, o clube americano ganhou de virada num jogo épico.
❌ Argumentos contra
Não houve um critério definido para todos os clubes no inicio da temporada, logo, todos os clubes americanos poderiam sonhar com uma vaga, algo que aumentaria a competitividade da competição.
A MLS é reconhecida por muitos como uma “várzea”, já que não existe rebaixamento e com nível de futebol executado baixo e que o dinheiro fala mais alto que a técnica.
Influência do marketing: há quem diga que Messi e Inter Miami foram favorecidos para aumentar a visibilidade, patrocinadores e venda de ingressos. Em outras palavras, um “esquema de marketing” por parte da FIFA.
Inter Miami se encaixou nas regras definidas, mas, essa própria definição colocado de forma de forçar o Messi e copinha não agradou. Muitos torcedores e amantes do futebol adoram ver o argentino jogar, porém, poucos sabem a verdade de como a equipe conquistou a vaga.
Portanto, alvo de polêmica pela forma como foi aplicada. Ao mesmo tempo, a participação do clube pode gerar frutos positivos, ou seja, maior exposição para a MLS e, provavelmente, um impacto cultural e econômico relevante, especialmente em um torneio sediado nos EUA com o jogador oito vezes melhor do mundo.
Imagem destaque: reprodução/FIFA