Quais são os times do Grupo City? O Grupo City Football(CFG), é um conglomerado de clubes de futebol em todo o mundo.

Quais são os times do Grupo City?

Curiosidades Futebol inglês
Reading Time: 3 minutes

Quais são os times do Grupo City? O Grupo City Football, também conhecido como City Football Group (CFG), é um conglomerado de clubes de futebol em todo o mundo, sendo o Manchester City FC o clube mais conhecido e proeminente do grupo. Pois, vem a várias temporadas dominando o futebol inglês e atual campeão da UCL (22/23), ou seja, equipe que apresenta um projeto esportivo muito interessante com pensamento a longo prazo.

Para tanto, o grupo sempre busca jovens talentos no mundo todo, portanto, muitas vezes empresta esses jogadores para seus clubes parceiros numa liga inferior para proporcionar minutos e experiência.

Além do Manchester City, o CFG detém e opera vários outros clubes:

New York City FC: clube da MLS que ganhou o título da competição em 2021. Além disso, possui um elenco jovem e promissor, como exemplo, Santiago Rodríguez meia ofensivo uruguaio de 23 anos que chegou do Montevideo, o argentino Julián Fernández e 19 anos e o brasileiro de 21 anos Tales Magno, este último, o destaque da equipe, ou seja, aposta muito no mercado sul-americano;

Melbourne City FC: clube austríaco com maior valor de mercado do campeonato austríaco. Tem como objetivo dominar o futebol do país;

Yokohama F. Marinos: equipe da J1-League, corresponde a primeira divisão do campeonato japonês. Nos últimos anos, ganhou dois campeonatos e tem como objetivo dominar o futebol do país e revelar jovens talentos promissores;

Girona FC: participante da LaLiga, vem brigando em 23/24 pelas primeiras posições. Comprado em 2017 depois de ter o acesso a primeira divisão conquistado. No entanto, caiu mais uma vez em 18/19. Além do grupo, o irmão do treinador Pep Guardiola, Pere Guardiola é dono de uma parte do clube, já que possui um fundo de investimento. No elenco, está o lateral direito Yan Couto, recentemente convocado pela seleção brasileira.

Lommel SK: equipe da segunda divisão belga comprada em 2020, o principal objetivo é revelar jovens talentos europeus, pois, os jogadores comprados, ganham rodagem e espaço para mostrarem suas qualidades. O elenco apresenta uma faixa etária muito baixa. Portanto, investimentos em instalações e no projeto esportivo são fundamentais para o sucesso a longo prazo.

Palermo: com mais de 120 anos de história no futebol italiano, nunca conseguiu figurar entre os maiores do país. Em 2019, excluído e colocado na série D devido a problemas financeiros. No entanto, depois, comparado pelo conglomerado. Assim, assumiu as dívidas e promete investir para ser subir a elite e ser competitivo.

Quais são os times do Grupo City da América do Sul

Montevideo City Torque: primeira filial do Grupo City na América do Sul. Fundado em 2007, foi comprado em 2017 e mudou de nome e escudo em 2020. Portanto, o então clube sem títulos e sem muita tradição, pretende crescer nacionalidade e revelar jovens uruguaio.

E.C Bahia: clube brasileiro adquirido em 2022 quando estava na segunda divisão. Como resultado, pretende agregar através da SAF, um projeto esportivo condizente com a tradição do Bahia. Assim, revelar jovens promissores brasileiros de qualidade para o futebol europeu. Nos próximos anos, promete colocar bastante dinheiro para agregar qualidade ao elenco e ganhar títulos. No entanto, a principal meta é permanecer na elite brasileira.

Bolívar: o venezuelano sempre com dificuldade em figurar entre os melhores da Libertadores, no entanto, ganhou uma esperança e uma inusitada aliança após a compra. Porém, time com história, títulos e tradição em seu país.


Além desses clubes, o Grupo City comprou recentemente o Mumbai City da Índia, o Estac Troyes da França e o Sichuan Jiuniu F.C da China.

Portanto. Quais são os times do Grupo City? Em todo o mundo 13 equipes espalhadas por todos os continentes.

As estratégias e o como funciona o conglomerado City

A ligação entre esses clubes funciona de várias maneiras, principalmente por meio da propriedade e do compartilhamento de recursos, conhecimento e estratégias. Aqui estão algumas maneiras como essa ligação opera:

1. Propriedade: o CFG é o acionista majoritário ou proprietário dos clubes que fazem parte do grupo. Além disso, apresenta controle direto sobre as decisões e operações desses clubes.

2. Compartilhamento de recursos: compartilham recursos, como métodos de treinamento, conhecimento técnico, infraestrutura e até mesmo jogadores. Assim, pode permitir que jovens talentos sejam emprestados ou transferidos entre os clubes para desenvolvimento.

3. Estratégia e filosofia comuns: o CFG promove uma filosofia de jogo e estratégia comuns entre seus clubes, portanto, pode incluir a abordagem ao desenvolvimento de jovens jogadores e o estilo de jogo.

4. Compartilhamento de experiências: os clubes podem compartilhar experiências e melhores práticas para melhorar o desempenho e o crescimento de cada clube.

5. Expansão global: procura expandir sua marca e presença global por meio de seus clubes, portanto, criando uma rede de futebol global e aumentando sua base de fãs em diferentes partes do mundo.

Essa estrutura permite que o CFG beneficie de economias de escala e sinergias entre seus clubes, como resultado, promovendo o desenvolvimento do futebol em várias regiões e elevando o nível de competição e sucesso de seus clubes.

Imagem destaque: reprodução/Man City

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *