Veja quais são os treinadores portugueses no Brasileirão 2023 que estão fazendo ótimos trabalhos, ou seja, muitos já passaram pelo campeonato.

Os treinadores portugueses no Brasileirão 2023

Futebol Brasileiro
Reading Time: 3 minutes

Veja quais são os treinadores portugueses no Brasileirão 2023 que estão fazendo ótimos trabalhos, ou seja, muitos já passaram pelo campeonato, mas, poucos conseguem uma sequência de projeto ou até mesmo o título.

Como exemplo de case de sucesso, Jorge Jesus em 2019, quando deu cara e dna para aquele timaço do Flamengo, somando na temporada 90 pontos, melhor campanha da história.

Portanto, em setembro de 23, são apenas dois, de quatro, os portugueses no campeonato com um trabalho longevo. Os dois restantes fazem também um bom trabalho nesta temporada.

Começamos por treinador português mais vitorioso da história do futebol brasileiro. Abel Ferreira, treinador do Palmeiras. Possui vários títulos, incluindo a Copa do Brasil de 2020, a Taça Libertadores da América de 2020 e 2021 e claro, o próprio brasileirão de 2022. Além disso, tem tempo recorde de trabalho, pois, está no comando do clube desde 2019.

Quanto ao estilo de jogo, Abel implementa um sistema tático organizado e sólido em sua equipe, com uma defesa sólida e compacta, além de um meio-campo bem estruturado. O Palmeiras sempre é disciplinado taticamente, com ênfase na posse de bola e na pressão sobre o adversário quando não tinha a posse. Porém, sempre joga em função de seus adversários, pois se adapta frente as circunstâncias de jogo, hora precisando ser melhor defensivamente, hora sendo melhor ofensivamente, em ambos os casos, colocando em prática um sistema que não deixa a desejar taticamente, algo que faz diferença positiva em jogos de mata mata e principalmente do brasileirão. No entanto, nos contras de Abel, se pode sitar seu comportamento na beirada de campo, treinador que não se cala e não se omite. Em alguns casos, prejudica sua reputação para assumir a seleção brasileira, a qual foi cotado recentemente.

Bruno Lage, sucessor de Luís Castro

Nesta temporada, vem frequentando o G4 e com chances do segundo título seguido, porém, vai precisar superar o Botafogo de Bruno Lage.

Lage, atualmente é comandante do líder disparado do campeonato brasileiro, contudo, assumiu a bronca após outro português, Luís Castro ingressar ao futebol árabe. O trabalho manteve a qualidade com altos e baixos. O desempenho de 57%, pode ser suficiente para alcançar o trunfo. O português com experiência de Premier League, preza por um time rápido para contra-ataques e uma defesa sólida, além disso, conta com um elenco encaixado e ótimas peças, algo que se deve muito ao seu antecessor, pois, se trata de uma equipe com um projeto com estilo de jogo bem desenvolvido. Como resultado, os portugueses colaboram para a continuidade do trabalho. Além de que, Bruno Lage apresenta grande domínio do elenco.

Outros treinadores portugueses no Brasileirão 23 que estão fazendo ótimos trabalhos

Pedro Caixinha do RB Bragantino e António Oliveira do Cuiabá, estão fazendo ótimos trabalhos uma temporada em seus respectivos clubes.

Pedro está desde janeiro no clube e com a missão de levar a equipe as primeiras posições, portanto, vem cumprindo, pois, está mantendo nas primeiras posições e com potencial de chegar a segunda libertadores da história. O Bragantino vem crescendo esportivamente e conta com um projeto a longo prazo, e para isso, depende de treinadores com potencial e repertório técnico. Basicamente, o estilo de jogo de Caixinha se dá pelas beiradas com os extremos bem abertos para dar opção de jogo e amplitude, além de que conta com Juninho Capixaba para criar jogadas em diagonal pela zona central. Defensivamente, prefere sistema compacto e também executa marcação sobre pressão alta por zona. Como resultado, se encaminha para a fase final do campeonato com 54,5% de aproveitamento.

Já o Cuiabá de António Oliveira, tem menor aproveitamento, porém, vem superando as expectativas, já que era candidato ao rebaixamento. O clube cresceu em termos de competitividade desde que o português assumiu em maio.

Apresenta ótima campanha fora de casa, onde vem surpreendendo os adversários, principalmente em junho, quando António foi escolhido o melhor treinador do mês.

Campanha de metade de tabela, contudo, satisfatório em termos de tradição e investimento.

Imagem destaque: reprodução/Botafogo TV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *