Alguns jogadores europeus que jogaram no Brasil obtiveram sucesso, no entanto, são poucos os casos, portanto, veja alguns exemplos.

Jogadores europeus que jogaram no Brasil e obtiveram sucesso

Futebol Brasileiro
Reading Time: 3 minutes

Alguns jogadores europeus que jogaram no Brasil obtiveram sucesso, no entanto, são poucos os casos, portanto, veja a seguir alguns exemplos:

Clarence Seedorf, jogador holandês, teve uma passagem marcante no futebol brasileiro, atuando pelo Botafogo entre 2012 e 2014. Durante esse período, ele teve um desempenho notável, sendo um dos principais destaques da equipe carioca.

Seedorf foi um líder dentro e fora de campo, sendo elogiado por sua visão de jogo, habilidades técnicas, e precisão nos passes. Ele contribuiu significativamente para o Botafogo em várias competições, inclusive no Campeonato Brasileiro e na Copa Libertadores. Em duas temporadas, fez 62 jogos, com 17 gols e 14 assistências.

Sua presença no clube ajudou a elevar o nível do time, e ele também se tornou uma figura admirada pelos torcedores do Botafogo. Seedorf se destacou não apenas pelo seu talento, mas também pela sua experiência e profissionalismo, deixando um legado duradouro no futebol brasileiro. Pois, teve passagem por clubes europeus, tais como Ajax, Real Madrid e o Milan, clube que é ídolo e conquistou duas Champions League.

Petkovic

Petkovic, um talentoso jogador sérvio, teve uma marcante passagem pelo futebol brasileiro. Chegou ao Brasil em 1997, defendendo o Vitória. Em 2000, transferiu-se para o Flamengo, onde conquistou o coração dos torcedores e se tornou ídolo.

Em sua primeira passagem pelo Flamengo, que foi até 2001, Petkovic mostrou grande habilidade com a bola nos pés e se destacou como um exímio cobrador de faltas e pênaltis. Durante esse período, contribuiu para a conquista do título do Campeonato Carioca de 2000.

Ele retornou ao Flamengo em 2009 e novamente se tornou protagonista do time. Sua atuação memorável no Campeonato Brasileiro de 2009 foi fundamental para a equipe carioca vencer o título, marcando gols importantes e sendo o líder em assistências.

No total, Petkovic disputou 67 partidas pelo Flamengo em suas duas passagens e marcou 13 gols e 9 assistências. Além de tudo, como já dito, ganhou o Campeonato Carioca de 2000 e principalmente do Campeonato Brasileiro de 2009.

Sua trajetória no futebol brasileiro deixou uma marca indelével, sendo lembrado até hoje como um dos maiores estrangeiros a vestir a camisa do Flamengo e um dos mais talentosos jogadores que passaram pelo futebol brasileiro.

Jogadores europeus que jogaram no Brasil de nacionalidade espanhola

Além dessas duas feras do futebol, dois espanhóis de relevância tiveram passagem pelo futebol brasileiro nos últimos anos.

Ou seja, trata-se do lateral direito Juanfran e o zagueiro Pablo Marí(imagem destaque). O lateral já era bem conhecido no Brasil por ser ídolo e fazer história pelo Atlético de Madrid.

No entanto, Pablo não era muito conhecido, porém, o defensor canhoto venho a pedido de Jorge Jesus do Deportivo Lã Corunã para fazer dupla com Rodrigo Caio em 2019.

Portanto, se tornou uma peça importante para o esquema do Mister. Ou seja, zagueiro alto que ajuda em jogadas áreas ofensivas e defensivas, além disso, tem recomposição rápida. Portanto, se tornou um verdadeiro xerife na defesa flamenguista.

O jogador permaneceu apenas uma temporada no clube, porém, conquistou a Libertadores e também o brasileira, colocando o espanhol entre um dos melhores esquadrões da história.

Juanfran, por sua vez, conquistou o paulistão, o único título pelo São Paulo, contudo, chegou aos 36 anos e conseguiu demostrar parte de seu potencial de quando era jovem e fez história também pela seleção espanhola, conquistou a Eurocopa em 2012.

No entanto, fez 55 partidas com três assistência. Em muitos jogos não completou os 90 minutos. Mas, conseguiu mostrar sua técnica e capacidade defensiva, qualidade que marcou sua carreira. Assim como Marí, são jogadores indispensáveis para reduzir espaço dos adversários e oferecer estabilidade e segurança ao esquema tático. Além disso, Juanfran também era um líder nato, jogador importante em 2020 quando o São Paulo liderou boa parte do campeonato brasileiro sob o comando de Fernando Diniz.

Imagem destaque: reprodução/FLA TV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *