Veja quais os maiores campeões da Champions feminina desde a primeira edição do principal campeonato europeu feminino do mundo.

As maiores campeões da Champions feminina desde a primeira edição

Uefa Champions League
Reading Time: 2 minutes

Veja a seguir as maiores campeões da Champions feminina desde a primeira edição do principal campeonato europeu feminino do mundo.

A Liga dos Campeões Feminina da UEFA é um torneio de futebol feminino disputado anualmente pelas melhores equipes da Europa. Desde a sua criação na temporada 2001-2002, temporada qual o Frankfurt ganhou, houve várias equipes que conquistaram múltiplos títulos.

Atualmente, as três equipes com mais títulos na Liga dos Campeões Feminina da UEFA são:

  1. Olympique Lyonnais Feminino – 8 títulos (2010-11, 2011-12, 2015-16, 2016-17, 2017-18, 2018-19, 2019-20, 2021-22);
  2. FFC Frankfurt – 4 títulos (2001-02, 2005-06, 2007-08, 2014-15);
  3. Wolfsburg – 2 títulos (2012/13, 2013/14 e 22/23), finalista 22/23

Outras equipes que conquistaram o título da Liga dos Campeões Feminina da UEFA incluem Turbine Potsdam (Alemanha) e Umeå IK com dois títulos, Arsenal, Duisburg, Rosengård e Barcelona(finalista 22/23) com apenas um.

O Umeå IK é um clube da Suécia onde ganhou relevância nas primeiras edições da competição, sendo bicampeão consecutiva. A última vez em 03/04, quando a brasileiro e rainha Marta era a protagonista. Terminado como artilheira naquela edição, além disso, nenhuma outra brasileira conseguiu ultrapassa-la em gols, quase 50 no total. Marta marcou naquela ocasião, dois gols nas finais e dois também na semifinal. Como resultado, marcando assim história no clube.

No entanto, a Alemanha é quem apresenta o maior número de campeões com nove consagrações. Além disso, o Wolfsburg é o clube qual serve de base para a seleção alemã feminina e está na final desta temporada, ou seja, as principais jogadoras da forte Alemanha chega para a Copa do Mundo com a base fortíssima das finalistas. Algo que os torna favoritas.

Apresenta no elenco jogadoras como Alexandra Popp, goleadora do clube com 21 gols na temporada.

Na lista das maiores campeões da Champions feminina, o Lyon fez por merecer ser a número 1°

O Olympique Lyonnais Feminino é o maior campeão da Liga dos Campeões Feminina, pois, conquistou o título da competição em oito ocasiões, inclusive com quatro títulos seguidos, mais do que qualquer outra equipe.

O clube francês estabeleceu o recorde na temporada 2018-2019, quando conquistou seu quarto título consecutivo da Liga dos Campeões Feminina da UEFA.

Contudo, o sucesso do Lyon na competição se deve, em parte, à qualidade do seu elenco, que sempre contou com jogadoras de nível mundial, como a norueguesa Ada Hegerberg, que se tornou a primeira jogadora a ganhar a Bola de Ouro feminina da FIFA em 2018, além de que é a maior artilheira da história da competição.

A francesa Wendie Renard, que é uma das melhores defensoras do mundo. No momento, a lateral direita talentosa Ellie Carpenter, é a jogadora mais visada do Lyon. Pois apresenta um talento nato aos 23 anos, ou seja, teve um estria precise no futebol feminino.

Se trata da atleta mais jovem a estrear pela seleção australiana, portanto, nada disso em vão, já que apresenta um talento nato na sua posição. Em outras palavras, és muito habilidoso, boa defensivamente e chega muito bem ao ataque para cruzamentos. No último trunfo da equipe na UCL, responsável por cinco assistência.

Além disso, o clube sempre investiu bastante no futebol feminino, proporcionando boas condições de trabalho para as jogadoras e mantendo uma estrutura profissional para o desenvolvimento da modalidade. Portanto, esses fatores contribuíram para o sucesso do Lyon na Liga dos Campeões Feminina da UEFA e na consolidação do clube como um dos maiores do mundo no futebol feminino.

Imagem destaque: reprodução/DAZN UEFA Women’s Champions League

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *