O "escorregão de Gerrard" marcou uma das temporadas mais duras para o clube e os torcedores, pois, brigavam para quebrar um jejum na PL.

O “escorregão de Gerrard”, histórico e as consequências sobre o fato

Futebol inglês Liverpool
Reading Time: 2 minutes

O “escorregão de Gerrard” marcou uma das temporadas mais duras para o clube e os torcedores, pois, os reds brigavam para quebrar um jejum de nunca ter ganhado o campeonato inglês depois que começou a se chamar Premier League.

Era a temporada 2013/2014 da Premier League e o Liverpool estava disputando o título com o Manchester City. Naquela altura, o Liverpool liderava a tabela com 81 pontos e precisava vencer seus últimos dois jogos para conquistar o título inglês depois de 24 anos de espera.

Sob o comando de Brendan Rodgers, jovem treinador com futebol ofensivo e tático, o título parecia questão de tempo devido ao bom trabalho que vinha sendo feito. Hoje, o mesmo está desempregado após ficar quatro anos no Leicester. Onde ganhou títulos e fez belas campanhas PL.

O adversário na penúltima rodada era o Chelsea, que na época era comandado pelo técnico português José Mourinho. O jogo aconteceu no dia 27 de abril de 2014, no estádio Anfield, que estava lotado com mais de 44 mil torcedores.

O Liverpool começou o jogo pressionando, porém, não conseguiu abrir o placar no primeiro tempo. O clube contava com ótimos jogadores, tais como o atacante uruguaio Luís Suárez e o brasileiro Coutinho no seu auge. Mas o Chelsea foi quem abriu o placar.

O Liverpool precisava vencer para manter suas chances de conquistar o título e continuou pressionando o Chelsea. Mas aos 47 minutos do primeiro tempo, aconteceu o lance que ficaria marcado para sempre na história do futebol e na memória dos torcedores.

O capitão, Steven Gerrard, recebeu um passe na intermediária do zagueiro Sakho e tentou fazer um giro para iniciar um contra-ataque. Mas ele acabou escorregando e perdendo a bola, permitindo que o atacante do Chelsea, Demba Ba, ficasse cara a cara com o goleiro belga Mignolet, e marcando o primeiro gol do Chelsea.

As consequências do escorregão de Gerrard

O estádio Anfield, que estava em êxtase antes do gol, ficou em choque. O Liverpool ainda tentou reagir no segundo tempo, mas não conseguiu marcar e acabou perdendo o jogo por 2 a 0.

O resultado deixou o Manchester City em uma posição favorável para conquistar o título, o que acabou acontecendo na última rodada, quando eles venceram o West Ham por 2 a 0. O Liverpool ficou em segundo lugar na tabela, com 84 pontos, dois a menos do que o Manchester City.

O “escorregão de Gerrard” ficou marcado como um dos momentos mais tristes da história do Liverpool, que perdeu a chance de conquistar o título inglês depois de uma campanha brilhante. Mas ao mesmo tempo, o episódio mostrou a grandeza de Steven, que mesmo com o erro, continuou sendo um ídolo do clube e da torcida, reconhecido pelo seu talento, sua liderança e sua paixão pelo futebol.

O único título que o astro inglês não conseguiu durante sua trajetória no futebol. Ou seja, de tantos como a Champions, o craque não conquistou a principal liga do país na era moderna.

Mesmo que os torcedores sofreram por não ganhar, temporadas depois, ganharam com grande enfase.

Em 19/20, bateu o City com 18 pontos e vantagem, portanto, encerrando um ciclo de grande agonia para um dos maiores clubes do mundo. Os reds possuem 19 conquistas do campeonato inglês. No entanto, o segundo com mais trunfos.

O escorregão irá fazer nove anos em 2023, contudo, não a mais tanto desalento após a chegada de Klopp em questão de títulos.

Imagem destaque: reprodução/ESPN Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *