Por que Guardiola saiu do Barcelona? O espanhol fez um dos melhores trabalhos da história e se tornou lenda do clube.

Porque Guardiola saiu do Barcelona? Treinador lendário do clube

Barcelona
Reading Time: 2 minutes

Porque Guardiola saiu do Barcelona? O espanhol fez um dos melhores trabalhos da história, tanto para o clube que ganhou ainda mais projeção mundial, quanto para treinador que deslanchou na carreira.

Josep teve seu primeiro trabalho em clube grande/gigante pelo Barça, elevando o patamar técnico do elenco e consolidando um dos maiores jogadores de todos os tempos, ou seja, Lionel Messi.

O craque argentino e até hoje muito grato pelo trabalho magnífica que fez conquistar duas Champions.

Além disso, a melhor temporada em números de Messi, aconteceu na passagem que durou quatro temporadas.

Guardiola encantou o mundo com seu futebol de toque de bola, de imposição e também de triangulação, o chamado de “Tik-Taka”, estilo que outros tentaram desenvolver, porém, só ele tem a fórmula.

Em quatro temporadas foram 14 títulos conquistados, duas Champions, dois mundiais de clubes, três vezes da LaLiga, duas vezes da Copa da Espanha, três vezes da supertaça e mais duas vezes campeão da UEFA Super Cup.

Tornando assim a passagem mais vitoriosa da história do clube. Contudo, se a passagem foi ótima, por que não houve sequência em seu trabalho? A resposta pode ser simples!

O simples fato de ter ganhado tudo o que disputou em suas quatro temporadas, torna sua sequência dificultada. Como o próprio Pep relatou, tinha dificuldade em motivar seus jogadores depois de ganhar tudo, principalmente após a derrota na semifinal contra o Chelsea na Champions League de 11/12, onde seu time esteve melhor, mas, não sou com a classificação.

Além disso, tinha renovado seu contrato e nunca teve um contrato de longo prazo, mas sim, de ano a ano renovado.

Porque Guardiola saiu do Barcelona? Alguns outros motivos:

Como dito, sua trajetória como treinador do Barcelona estava chegando ao fim, e a derrota contra o Chelsea se tornou o estopim para isso.

Segundo ele mesmo em sua despedida, a exigência de ser treinador do Barça é muito grande, o que faz ser renovado de ano em ano. Consequentemente, também estava desgastado, por isso, preferiu não ficar.

No elenco, contava com jogadores de grande qualidade, Messi, Xavi e Iniesta foram os pilares, porém, com muitas estrelas no elenco, o ego e a vaidade dificultam o trabalho.

O treinador teve um trabalho inquestionável até meados da sua última temporada.

Também entrou para o seleto grupo com mais tempo de trabalho consecutivas e com aproveitamento superior aos que apresentam mais jogos sob comando dos Culés.

Em 242 jogos, 179 vitórias, 47 empates e apenas 21 derrotas.

Um ídolo que sempre terá espaço para voltar caso queira algum dia.

Imagem destaque: reprodução/Man City

5 thoughts on “Porque Guardiola saiu do Barcelona? Treinador lendário do clube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *