Os jogadores da nova geração belga de futebol

A geração belga que está prestes a surgir

Curiosidades
Reading Time: 3 minutes

A atual geração belga de futebol, de grandes jogadores que o mundo colocava a fé em conquistar algum título mundial, não conseguiu provar o seu valor, com certeza é a melhor geração do país até agora. Jogadores como De Bruyne, Hazard e Lukaku são os principais nomes, no entanto, o máximo que conseguiram foi chegar numa semifinal de copa do mundo em 2018.

Na última Eurocopa decepcionaram ao serem eliminados na quartas de final pela Itália, seleção campeã mas não favorita da competição.

Mas, esses três jogadores que lideram a seleção, juntamente com Vertonghen, Alderweireld, Courtois e Witsel, todos apresentam mais de 28 anos, podendo muitos jogar apenas mais uma copa do mundo, contanto ainda com o capitão Éden Hazard em baixa no Real Madrid.

Então se faz necessário buscar novos nomes para compor uma seleção forte com os veteranos.

A geração belga do futuro

Começamos com um jogador que está muito próximo de se tornar realidade na seleção belga, pois, esteve presente na última Eurocopa, entrando contra a Itália e bagunçando a defesa adversária e criando oportunidades, mas não salvando a equipe da eliminação precoce. Estamos falando de Jérémy Doku, com apenas 19 anos, o jogador do Rennes após a aparição na competição chamou a tenção do mundo e sendo especulado em grandes clubes do futebol europeu.

Atacante que pode jogar nos dois lados do campo.

Jogador revelado pelo Anderlecht, tem como principais características a velocidade e o drible, passando por todas as categorias de base da seleção belga. Além disso, possui bom chutes e uma visão de jogo, portanto, tem tudo para assumir uma posição de destaque futuramente.

Yari Verschaeren

Taxado como “novo Hazard”, é um dos favoritos a assumir o comando como o jogador mais técnico da próxima geração belga. Ou seja, possui um grande talento no meio de campo, joga como um camisa 10. Revelado pelo Anderlecth time que revela a maioria dos jogadores belgas e que jogou os playoffs de classificação da Conference League, mas, sendo eliminado pelo Vitesse.

Nos quatro jogos que Yari participou desta competição, marcou dois e fez uma assistência.

No total o jovem de 20 anos pelo atual campeonato belga(Jupiler Pro), realizou seis de oito jogos, marcando novamente dois gols e contribuindo com mias duas assistências.

Portanto, o atleta apresenta grande visão de jogo e técnica para achar os companheiros livres, além da habilidade, o entanto, ainda pode melhorar seu chute. O atleta também tem passagens pelas seleções de base, além da principal, portanto, o mundo anda vai ouvir falar de Verschaeren, talvez na próxima Copa do Mundo.

Charles De Ketelaere

Mais um nome para o ataque, mas desta vez um meia ofensivo que pode atuar como centroavante.

Foi assim, no jogo do Brugge(atual clube e que foi revelado), contra o PSG, no jogo que abriu a UCL e que muitos ouviram falar pela primeira vez de Charles De Ketelaere no meio de tantos craques.

O camisa 90 de 20 anos, tem uma altura que beneficia jogar nesta posição, ou seja, seus 1,92 fazem a diferença dentro da área, em oito jogos do campeonato nacional, marcou 4 gols. Apresenta qualidade em passar a bola em lançamentos longos e pelo alto, além de ter habilidade e técnica para finalizar e construir jogadas.

Albert Sambi Lokonga

Esse ficou um pouco mais conhecido, depois de ser contratado do Anderlecht para o Arsenal.

O meia de 21 anos vem recebendo oportunidades no novo projeto do Arsenal em reformular a equipe com jogadores jovens e com potencial. Lokonga é um grande talento no meio de campo.

Se trata de um meia box-to-box, ou seja, consegue marcar e chegar na frente para fazer jogadas de perigo que podem levar ao gol.

Tem grande capacidade de sair jogando, dando passes curtos e com precisão.

Portanto, o que caracteriza essa geração de meia do futebol belga é a capacidade técnica, como por exemplo Tielemns. Meia do Leicester que já é realidade na seleção e que pode futuramente jogar ao lado de Lokonga, pois o mesmo, está fazendo valer seus £17,5 pagos do time inglês.

Sendo assim, vemos que a futura geração belga tem muito potencial do meio para frente, ou seja, este setor não preocupa.

Ainda mais quando se juntará com De Bruyne, Hazard e Tielemans.

Mas o que realmente preocupa, é a de revelar jogadores de qualidade para o setor defensivo, pois, goleiro, zagueiros e principalmente laterais, essa última, escassa.

Todos os zagueiros da seleção já estão encerrando um ciclo, mas não há substitutos experientes e a altura, todos já te mais de 30 anos, portanto, ainda podem chegar em mais uma Copa, mas a médio/longo prazo os efeitos dessa transição de gerações será eminente e negativo.

Imagem destaque: reprodução/Anderlecht

4 thoughts on “A geração belga que está prestes a surgir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *