Laporta fala em coletiva sobre a crise financeira do Barcelona

Laporta sobre crise no Barcelona “o clube estará saudável em dois anos”

Barcelona La Liga
Reading Time: 2 minutes

Em conferencia, o presidente do clube Joan Laporta colocou e atualizou como está a crise no Barcelona, a instituição sofre com um déficit de milhões e deixou de arrecadar muito dinheiro sem a torcida na temporada passada, devido a pandemia.

Segundo ele, o clube estará devidamente saudável em dois anos, esperando que coloque os salário em dia e que a torcida volte o quanto antes.

No entanto, isto já está acontecendo o jogo que marcou o primeiro jogo da LaLiga contra a Real Sociedade teve 30% da capacidade do Camp Nou.

A temporada que termina em setembro e consequentemente o exercício, mostrará um prejuízo de £481 milhões, ou seja, a condição é péssima.

Crise no Barcelona por conta dos salários

No entanto, com a pandemia, o clube deixou de faturar £91 milhões o que só aumentou a dívida.

Registrar novos jogadores, está sendo impedido pela regra do fair play financeiro da LaLiga. A entidade não pode cadastrar novos jogadores além de um limite que a competição estimula, e como o Barcelona está com um número muito acima do limite, isto e impossível.

Portanto, isso que impediu de Messi renovar com o clube.

Além de reduzir salários que são altíssimos, o clube deve ser forçado a vender jogadores ou até mesmo a liberar de forma gratuita.

Jogadores em fim de contrato, como era o caso de Lionel podem procurar outro clube que banque o salario. O clube conta com jogadores com salários muito altos que não estão rendendo o esperado, assim como Griezmann, Coutinho que estava machucado e agora pode estar envolvido em uma troca com o atacante gabonês de 32 anos Aubameyang do Arsenal.

Portanto, Laporta destacou que a folha salarial do clube está 25-30% maior do que os times concorrentes.

E representa 103% das receitas, ou seja, £617 milhões com folha salarial.

O que fazer?

A dívida do Barça está em mais 1 bilhão e 350 milhões de euros, um valor absurdo, o clube para debater o prejuízo que enfrenta com salários e com as perdas da pandemia, buscou um empréstimo de £595 milhões a uma boa taxa de juros de 1,9%.

O Barcelona pode ter somente de salários £451 milhões, o que obriga a fazer um drástica redução de salários. Além disso, o atual presidente faz críticas ao presidente passado, descreveu as politicas desportivas do seu antecessor terríveis.

Pois, em vez de respeitar os limites estabelecidos pela liga espanhola em comportar salários de acordo com a realidade, investiu mais em jogadores de alto nível e também de altos salários, assim como Griezamann. Deveria apostar mais na La Masia, categoria de base do Barcelona que vem dando bons frutos, como Pedri, e outros que podem receber mais chances nesta temporada.

Embora a situação seja precária, o presidente se mostra otimista, e sair desta situação em dois anos. E que ele e sua equipe está confiante em uma boa temporada, e conta com a torcida para isso, o clube entra em nova era.

E é possível reverter esta situação.

Imagem destaque: reprodução/Barça TV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *